Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COLUNA BOA, SEM CIRURGIA.

Pesquisa revela que somente 10% dos casos de hérnia de disco precisam de operação. A grande maioria é curada com terapias não agressivas

Os números dão o tamanho do sofrimento: cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco, um problema caracterizado pelo deslocamento da estrutura que existe entre as vértebras da coluna. É responsável por grande dor e, em vários casos, exige o afastamento dos pacientes das atividades diárias. Em geral, é muito comum que eles sejam logo encaminhados para uma cirurgia corretiva, o que implica riscos inerentes a qualquer operação, como o de sofrer reações à anestesia ou ser vítima de infecções.

Um estudo divulgado na semana passada, porém, mostrou que esta deveria ser a última estratégia a ser pensada. Publicado na Revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, o trabalho afirma que cerca de 90% dos indivíduos portadores de hérnia de disco podem se recuperar se fizerem uso de técnicas como fisioterapia, acupuntura, reeducação postural global (RPG) e analgésicos durante três meses. Ou seja, apenas 10% têm verdadeiramente indicação para cirurgia. A conclusão foi baseada em uma ampla revisão de diversas pesquisas que haviam sido realizadas sobre o tema.

O resultado vem ao encontro do que têm defendido médicos mais especializados no assunto, como o reumatologista José Goldenberg, de São Paulo. "A cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta terapêutica a um tratamento de no mínimo oito semanas envolvendo fisioterapia, outras técnicas e medicamentos"

O fisioterapeuta é o criador de uma técnica que une os movimentos manuais da fisioterapia com o uso de aparelhos que estimulam o fortalecimento muscular do abdome e das costas. "Essa associação reduz a dor e melhora a postura, contribuindo para resolver o problema", garante Montenegro.


Há algumas atitudes que podem prevenir o surgimento da hérnia. Entre elas, manter uma postura correta, evitar o ganho de peso e fazer exercícios físicos regularmente.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

VAMOS PERDER PESO..RSRSRS. ( PARA DESCONTRAIR!!!)








" O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."

domingo, 31 de outubro de 2010






RAZÕES PARA DORMIR E DESPERTAR CEDO



Das 21 às 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música,
por exemplo.

Geralmente a estas horas mamães realizam atividades, tais como, limpar a cozinha, monitorar que tudo esteja pronto para o dia seguinte, etc., atividades que causam falta de relaxamento o que gera um efeito negativo para a saúde.



Das 23 - 01:00am: O corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00 03:00: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.



De madrugada 03:00 05:00: Desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.



Manhã 05:00 07:00: Desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino.



Durante a Manhã de 07:00 09:00: Absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Se estiver doente o café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 am.



A primeira refeição antes das 7:30am É benéfica para aqueles que querem manter-se em forma.

Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.


Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 am é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue.
Então, procura dormir bem e não te deites tarde.







CUIDA DA TUA SAÚDE!
Viva a vida com limites!
Dra. Mírian Lima

quarta-feira, 13 de outubro de 2010



DISPLASIA DO QUADRIL







A fisiologia do quadril normal depende de um equilíbrio, onde o excesso de cobertura pode levar ao impacto e sua escassez à instabilidade. Estes extremos são representados pela displasia e pelo impacto fêmoro-acetabular.

A Displasia do Quadril caracteriza-se por um acetábulo raso e por uma cabeça femoral extrusa, com potencial instabilidade. Tem caráter familiar e ocorre em 1 a cada 1000 nascimentos vivos, sendo mais freqüente em mulheres e mais comumente unilateral.

Na maioria dos casos o diagnóstico é feito logo após o nascimento e o tratamento precoce é a chave do sucesso. Alguns casos, no entanto, diagnosticados na vida adulta, apresentam sintomas e sinais que podem representar o início da artrose.

Um quadril displásico pode ter sua função normal, até que o labrum e a cartilagem articular percam a capacidade de suportar o desequilíbrio de carga e comecem a degenerar.






COMO SE DETECTA A DISPLASIA NO ADULTO?

SINTOMAS:

São variáveis em sua intensidade. Queixas de dor na virilha, dor na face lateral e posterior da coxa, dor no joelho, fadiga muscular após caminhadas ou longos períodos em pé, ressaltos, estalidos. Mais raramente há limitação de movimentos, apreensão ao cruzar as pernas e, em estágios mais avançados, a dor passa a ser continua aliviando com o repouso.

SINAIS:


Pode haver claudicação como consequênia de dismetria dos membros inferiores ou simplesmente antálgica. Atrofia dos músculos da coxa e nádega são comuns. Em pacientes magros percebe-se um abaulamento na região inguinal que é a cabeça femoral proeminente contra a cápsula articular. Os músculos abdutores são avaliados pelo teste de Trendelenburg e a instabilidade pelo teste de apreensão.




O Teste de Trendelemburg é avaliado de imediato e/ou após fadiga glútea com 20 a 30 segundos de apoio monopodal.






O Teste de Apreensão é realizado com uma rotação lateral do quadril em extensão e abdução, enquanto o quadril contralateral é mantido em flexão máxima.


Diagnóstico por Imagem


Radiografia simples é suficiente para o diagnóstico.


(Displasia bilateral)

TRATAMENTO:
O tratamento visa estabelecer uma relação de congruência e distribuição de forças entre a cabeça femoral e o acetábulo, o que pode ser feito através de osteotomias.
E fisioterapia ortopedica, tais como RPG (reeducação Postural Global), entre outras.!



Objetivos das osteotomias:

Eliminação do impacto,
Correção da deformidade,
Restauração da amplitude de movimento não-dolorosa.

Ostetotomia de redirecionamento acetabular: Ganz

Permite ampla correção em todos os planos,
Preserva as dimensões do anel pélvico.
Preserva a coluna posterior do acetábulo - estabilidade

















PARABÉNS FISIOTERAPEUTAS........










Oração do Fisioterapeuta

Eu me dedico a Ti, ó Pai,
consagrando minha vida, minhas mãos
e minha técnica para que Tu mesmo ajas
nas dores, nos traumas, no corpo do meu paciente.
E dá-me o sentido mais vivo de estar cooperando Contigo
na melhoria da qualidade de vida do mundo que me cerca,
daquele que está aos meus cuidados.
Fortalece minha fraqueza,
e preenche minha necessidade de crescer
e compreender os outros.
Fazer peritas minhas mãos; dá-me um toque adequado,
um ouvido amigo e um coração amável.
Por Jesus, cujo toque afastava a dor,
e Cujas mãos, que aliviaram vidas,
foram presas na cruz
por mim.
Amém...




Dra. MÍRIAN LIMA

FISIOTERAPEUTA

ESPECIALISTA

CARDIOPULMONAR , FISIOLOGISTA DO EXERCÍCIO E MÚSCULO-ESQUELÉTICA.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010










OS BENEFÍCIOS DO SAL NO BANHO !



Muito antes de cristo o uso do banho de mar para cura era sistemático na China e em seguida em outros lugares no mundo.
Hipócrates incentivou curadores de fazer uso de água salgada para curar várias doenças imergindo seus pacientes em mar .
O banho de sal tem muitos efeitos sobre os músculos e o sistema nervoso, assim agindo para combater o stress, e aliviando tensões.
Sódio auxilia na eliminação das toxinas do organismo e age como o brometo de um relaxante muscular natural, que faz com que seja benéfico para quem sofre de artrite.
Os sais podem alterar o equilíbrio osmótico da água, e o sulfato de magnésio pode ser absorvido através da pele, causando um efeito anti-inflamatório.




Benefícios de banhos e escalda pé com sal:

Fisiológico

• Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus
• Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
• Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades
• Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações
• Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
• Ajuda a aliviar a dor lombar crônica



Benefícios estético

• Tira as impurezas da pele
• Alivia irritações da pele como psoríase / eczema
• Alivia comichão, ardor e picadas
• Suaviza e amacia a pele
• Incentiva a pele se renovar
• Ajuda a curar as cicatrizes
• Restaura o equilíbrio a umidade da pele



Ocupacional

• Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
• Alivia a tensão nas mãos e punhos
• Ajuda a aliviar lesões no desporto



Psico-física

• Proporciona um relaxamento profundo
• Ajuda a aliviar o estresse e tensão






VOCÊ JÁ ABRAÇOU ALGUÉM HOJE???





terça-feira, 21 de setembro de 2010











SETE BONS MOTIVOS PARA VOCÊ SE ESPREGUIÇAR TODOS OS DIAS !!!!



Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado.



O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.



1. Acorda o cérebro: "ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.


2. Dá mais prazer: Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo

3. Afasta dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

4. Lubrifica as articulações: nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.

5. Deixa o corpo de jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.


6. Reduz riscos de lesões: se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite"


7. Alivia a fibromialgia: Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.



FONTE: http://www.minhavida.com.br

sexta-feira, 10 de setembro de 2010




PESQUISA DA USP INDICA QUE SALTO PLATAFORMA É PIOR QUE O AGULHA.


Segundo estudo, plataforma prejudica mais a circulação das pernas.
Cirurgião vascular avaliou mulheres com idade entre 20 e 35 anos.
O salto plataforma pode ser o preferido das mulheres por causa do conforto, mas ele é mais prejudicial à circulação das pernas que o salto agulha. A afirmação é feita pelo cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho, pesquisador da USP que analisou a influência da altura e do tipo de salto na circulação das pernas femininas.
A pesquisa teve duas fases. Em uma delas, o médico avaliou 30 voluntárias saudáveis, com idade entre 20 e 35 anos. Cada uma repetiu o mesmo exame quatro vezes: usando um salto plataforma de 7 cm, um agulha de 7 cm, um de 3,5 cm e descalça. O resultado, conta Tedeschi, mostrou que todos os saltos maiores de 3,5 cm são prejudiciais à circulação, podendo causar varizes, vasinhos, flebites (inflamação da parede de uma veia) e inchaço.
Até aí, o resultado não causa espanto. O que tornou o plataforma vilão das pernas bonitas foi o resultado do exame que media o volume residual venoso. Enquanto o percentual considerado normal desta taxa é 35%, após o uso da plataforma as mulheres tiveram taxa média de 59%. No caso do salto agulha, o percentual foi de 56%. Já o salto mais baixo, de 3,5 cm, apresentou volume residual venoso de 49%.

“O estudo mostrou que o salto alto compromete a contração da panturrilha, que funciona como uma ‘bomba’ na perna. A quantidade de sangue represado na perna aumenta para saltos maiores de 3,5 cm”, diz Tedeschi. Esse "represamento" é o volume residual venoso, responsável pelo surgimento das varizes.

Para entender de que forma o salto compromete a circulação e influencia o percentual do volume residual, é preciso entender a diferença entre o sangue arterial e o venoso.
* O arterial, explica Tedeschi, sai do coração “limpo” e vai “abastecer” de oxigênio as extremidades do corpo, no caso, as pernas.
* O sangue venoso é o inverso: ele sai das extremidades do corpo, é pobre em oxigênio – que já foi distribuído – e segue em direção ao coração. Se no meio do caminho ele encontra as veias contraídas pela panturrilha, observa o médico, vai ocorrer o acúmulo de sangue, sobrecarregando as veias.
Daí para frente, surgem as consequências que as mulheres conhecem bem: vasinhos, inchaço, varizes, dor e sensação de peso nas pernas.
Segundo Tedeschi, o salto plataforma é mais prejudicial à circulação justamente por apoiar melhor o pé, o que é responsável pelo conforto. Esse “abraço” nos pés femininos compromete a circulação do sangue venoso, que já enfrenta a força da gravidade no percurso em direção ao coração.
Pesquisa inédita

Segundo o cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho, estudiosos do Brasil já realizaram várias pesquisas sobre o uso de salto alto. O diferencial desta, diz o médico, é o uso da pletismografia a ar completo, tendo como base protocolos internacionais de pesquisa, válidos no mundo inteiro.
“O resultado dá embasamento para orientação de pacientes em consultório, pois muitas se queixam de dor e perguntam sobre o uso de salto alto.”

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VAMOS ALONGAR!!!!





SEMPRE REALIZANDO UMA RESPIRAÇÃO CALMA!!! PUXANDO O AR PELO NARIZ E SOLTANDO PELA BOCA.








NO TRABALHO!!!






TOMANDO MUITO CUIDADO COM AS POSTURAS DO ALONGAMENTO!



Dra. Mírian (Fisioterapeuta especialista em Fisiologia do Exercício e Cardiorrespiratória)




CUIDADOS COM A SUA COLUNA !








Muitas pessoas reclamam de dores nas costas ou possuem problemas de coluna, muitas vezes causados por erros de postura ou atividade física. Cuidado! Ela pode estar pedindo socorro! Veja como prevenir ou aliviar alguns problemas ou dores na coluna.

Erros de postura, ou problemas na coluna podem causar varias dores no dia-a-dia, causando muitas vezes problemas sérios na coluna. 80% da população mundial sofre ou sofrerá de problemas na coluna, talvez uma porcentagem de mesma importância, englobe o estresse. Ligados a causas muito próximas esses dois problemas afetam pessoas de varias classes sociais, idades e sexos.

Alguns tipos de problemas de coluna somente são resolvidos com atividades preventivas, ou procurando um médico especialista ou um FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADO . Os vícios de postura também trazem conseqüências irreversíveis e trazem varias conseqüências com ele, não somente para a aparência física mais também para a respiração, o andar, a fala o humor e até mesmo o raciocínio.

Além de vícios de postura, o salto alto também trazem problemas para a coluna, o joelho e até mesmo o encurtamento da panturrilha. Além deste aumentar a lordose e com isso as dores nas costas e pés, o salto grosso dá mais sustentação aos pés ao contrario do salto agulha que provoca desequilíbrio e deve ser evitado. O mais correto é fazer rodízio entre os saltos para os pés não se acostumarem.

Algumas dicas que ajudaram a manter uma boa postura:

. Espreguice seu corpo sempre que puder .

. Pratique uma atividade física com orientação, e sempre que o fizer aqueça e alongue bem o corpo antes da atividade. Alongue também ao final dela.

. Em atividades domésticas ou profissionais, evite manter a mesma posição por mais de uma hora, a musculatura se cansa e passa a estabelecer compensações posturais, além de provocar diminuição de raciocínio e concentração.

A cada hora trabalhada, espreguice o corpo, ou levante-se, ou movimente-se de uma forma diferente da que estava fazendo. Os segundos que você "perde", são ganhos em eficiência e saúde.

. Verifique se o monitor de seu computador está numa altura em que o 1/3 superior da tela esteja na altura de seus olhos, estando você com a postura ereta ao sentar .

. Evite assistir TV deitado na cama ou no sofá.

. Evite ao falar no telefone, segurá-lo com o ombro, principalmente se durante o seu dia isso se repetir muitas vezes ou por muito tempo.

Atividades domésticas simples podem trazer uma sobrecarga para a base da sua coluna - região lombar:

. ao arrumar a cama, procure ajoelhar-se para acertar o lençol de baixo.

. se for lavar louça, fique o mais próximo da pia para não ter que inclinar tanto o corpo para frente, já que normalmente as pias são muito baixas.

. ao lavar o rosto de manhã ou ao debruçar-se sobre a pia do banheiro, faça-o sempre semi-flexionando os joelhos.

Atividades físicas não devem provocar dores insistentes, se isso ocorrer informe ao seu FISITERAPEUTA, consulte um ortopedista.












terça-feira, 7 de setembro de 2010



SUOR E QUEIMA DE GORDURA



Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura.
Infelizmente, isso não é verdade.

Suar não emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.
No verão, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças a pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.

O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras.
Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.
O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.

Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e não estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).

Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar).
Já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) são atividades ideais para isso.

No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, pode ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias).

A propósito, suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo
.


FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes
www.saudeinformacoes.com.br

terça-feira, 31 de agosto de 2010



E AGORA, SERÁ QUE É GRIPE OU RESFRIADO? CONHEÇA OS SINTOMAS E IDENTIFIQUE!







Se acordamos espirrando, com o nariz entupido, pegamos um ar frio e em seguida a garganta arranha, pronto: ai vem a pergunta é gripe ou resfriado?

Infelizmente a gripe não é algo tão simples assim e é uma doença bem pior do que se imagina. Em crianças, idosos e pessoas com problemas imunológicos, ela pode até matar.

Resfriado é uma infecção virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, dor de cabeça, secreção nasal(coriza) ou obstrução nasal.

Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais ou alérgicos.

A gripe é uma infecção respiratória aguda causada por um vírus específico, denominado Influenza, que causa febre, prostração, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta.

O vírus influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro.
Esses vírus caracterizam-se por estarem em eterna mutação e por sofrerem um fenômeno chamado de recombinação genética. Quando ocorre a mutação, surge um vírus parente do anterior e assim nós ainda temos certa defesa contra o novo porque se parece com o antigo. Mas nos casos de recombinação genética, surge um vírus absolutamente novo, contra o qual não temos defesa alguma.

Resposta:

Apesar da influência do frio, detectada pelos antigos, não é bem ele em si que causa a doença. O que ocorre é que as aglomerações que se formam em ambientes fechados quando a temperatura abaixa causam uma maior proximidade entre as pessoas, facilitando assim a transmissão do vírus.

Logo, o frio não é o causador da gripe, apenas cria condições para maior disseminação dos vírus em lugares não arejados onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras.

Existem vacinas que são aplicadas a cada ano, principalmente nos grupos de maior risco( idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).

O que podemos fazer é fortalecer o nosso sistema imunológico, ingerindo regularmente frutas ricas em vitamina C, como a laranja, acerola, limão, etc, em forma de sucos ou “in natura”.
E muitaaaaaaaaaa água!!!

domingo, 29 de agosto de 2010



NOTICIAS URGENTES!!!!

Baixa Umidade Pode Agravar Doenças Crônicas

Com 12 % de umidade relativa do ar - recorde na cidade de São Paulo - registrado nesta sexta-feira, 27 de agosto, a Defesa Civil decretou pelo 5º dia consecutivo estado de alerta e voltou a preocupar a população.


O tempo seco pode provocar inúmeras complicações na saúde. Com níveis tão baixos, os efeitos são ainda maiores. Para as pessoas portadoras de doenças crônicas, a chance do problema se agravar neste momento é grande. Os asmáticos que estão livres de medicação, por exemplo, provavelmente voltaram a tomar remédios. Os diabéticos também podem ter dificuldade para manter o nível glicêmico.


Segundo o pneumologista do Hospital Samaritano, Mauro Gomes, a situação pode ser ainda mais grave. "A secura do ar pode até matar. Óbitos de causas naturais têm aumentado na faixa etária de antes dos 5 e acima dos 60 anos por doenças respiratórias e cardiovasculares"


O especialista ainda comenta o que ocorre no ambiente. "O ar concentra substâncias irritantes que afetam as mucosas expostas, ou seja, os olhos e vias aéreas. A exposição intensa a determinada substância capaz de causar as alergias, pode resultar no desenvolvimento de doenças crônicas com o passar do tempo, mesmo sendo pouco frequente."



Além da piora das doenças respiratórias, outros efeitos da baixa umidade são:

- Ressecamento de mucosas do nariz e da garganta

- Nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma

- Ressecamento da pele

- Irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.



O melhor a se fazer nesta época é cuidar muito bem do ambiente doméstico.

Veja algumas dicas:

- Evitar aglomerações

- Manter arejados os ambientes internos de casa e no trabalho

- Umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou com recipientes de água

- Evitar a prática de exercícios físicos em ambientes abertos entre 10 e 16h.

- Os banhos devem ter água morna


FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/baixa-umidade-pode-agravar-doencas-cronicas-182752-1.asp

quarta-feira, 25 de agosto de 2010




(Mírian Lima)

UM DEFEITO NA MULHER

Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.
Um anjo apareceu e Lhe disse: "Por quê leva tanto tempo nisto?"
E o Senhor respondeu: "Já viu a minha ficha de especificações para ela?"
Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos."
O anjo se maravilhou com as especificações.
"somente duas mãos....Impossível!"
e este é somente o modelo básico?
É muito trabalho para um dia...Espere até amanhã para terminá-la."
Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração.
Ela se cura sozinha quando está doente e
pode trabalhar jornadas de 18 horas." O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
"mas o Senhor a fez tão suave..."
"É suave", disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
"Será capaz de pensar?" perguntou o anjo.
Deus respondeu:
"Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar"
O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher....
"Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...
Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela..."
"Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima" corrigindo-o o Senhor.
"Para que serve a lágrima," perguntou o anjo.
e Deus disse:
"As lágrimas são sua maneira de
expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu
amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho."
Isto impressionou muito ao anjo "O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é
verdadeiramente maravilhosa"
Sim é!
A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Agüentam dificuldades, levam grandes cargas,
mas têm felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar. choram quando
estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam pelo que crêem.
Enfrentam à injustiça.
Não aceitam "não" como resposta quando
elas crêem que há uma solução melhor.
Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir.
Amam incondicionalmente.
Choram quando seus filhos triunfam e se alegram
quando seus amigos ganham prêmios.
Ficam felizes quando ouvem sobre um
nascimento ou um casamento.
Seu coração se parte quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço
podem ajudar a curar um coração partido.
Entretanto, há um defeito na mulher:
É que ela se esquece O QUANTO VALE.

domingo, 22 de agosto de 2010



VOCÊ SABE O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA ?

A drenagem linfática, como o próprio nome indica, relaciona-se com o sistema linfático. No corpo humano, esse sistema é responsável por transportar e absorver líquidos que os vasos sangüíneos não retêm, devolvendo-os à circulação sangüínea. A rede de circulação linfática é muito mais ampla que a do sangue e está presente na maior parte do nosso corpo. Os gânglios linfáticos constituem pequenos filtros, com a função essencial de proteger o organismo contra qualquer agressão de substâncias estranhas (por exemplo: os gânglios linfáticos localizados no pescoço, logo abaixo do maxilar, ficam inchados toda vez que pegamos uma gripe).

Pelo fato de o sistema linfático ser tão importante, só profissionais formados em Fisioterapia e Medicina são habilitados para realizar a drenagem linfática. Esse método busca estimular a circulação linfática para transportar e remover o líquido de edema de volta à circulação sangüínea. Como resultado, a drenagem linfática permite melhorar a defesa do corpo e minimizar edemas.


Drenagem Linfática Manual, atua sobre:

- Nutrição celular;
- Oxigenação tecidual;
- Desintoxicação do tecido intersticial e da musculatura esquelética;
- Absorção dos nutrientes do trato digestivo;
- Aumento da quantidade de líquidos excretados;
- Distribuição hormonal.




Indicações:

- Edemas e linfedemas que não tenham causas infecciosas e/ou inflamatórias;
- Pré e pós-operatório de cirurgia plástica;
- Cicatrizes e quelóides;
- Envelhecimento da pele;
- Queimaduras e enxertos;
- Fibro edema gelóide (celulite);
- Gestantes que não tenham complicações (aconselhável à partir do terceiro mês de gestação);
- Acne branda;
- Entre outras...

domingo, 15 de agosto de 2010


SENTIMENTOS...ASSISTAM !!!!
NÃO PRECISO EXPLICAR NEM ESCREVER, O VIDEO JÁ DIZ TUDO!!


terça-feira, 10 de agosto de 2010


(MOMENTO VINGANÇA..RS)


O QUE É MARIDO ?

Uma revista inglesa promoveu um concurso para premiar
a melhor definição de "marido".
Olhe o texto ganhador, simplesmente um primor:

"Marido é aquela pessoa amiga e companheira, que está
sempre ali, a seu lado, para ajudá-la a resolver os grandes
problemas que você não teria se fosse solteira."

domingo, 8 de agosto de 2010






COMPUTADOR: CUIDADO COM O EXCESSO!!!!!!!!!!!

Você já imaginou sua vida sem o computador? Essa tecnologia, que aportou no Brasil na década de 80, é sem dúvida um grande facilitador e mudou radicalmente a vida do ser humano, tanto na área profissional como no âmbito pessoal. Pesquisas, consultas, banco de dados, textos, planilhas, compras, amigos... Enfim, o computador, ligado à internet, abriu um novo mundo diante das pessoas. Mas esse grande aliado pode se tornar um vilão, acredite!
Segundo pesquisa do Ibope divulgada em setembro deste ano, o Brasil soma 30,1 milhões de pessoas com acesso residencial à internet. Se consideradas as pessoas que acessam a rede mundial de qualquer ambiente - em casa, no trabalho, em universidade ou outros locais -, o número sobe para 36,9 milhões.


O país é campeão também em tempo médio de navegação. Os brasileiros passam, em média, 23h38min na rede, mais tempo que os norte-americanos, alemães, japoneses e australianos. Dos adultos às crianças, são poucos os que ainda não caíram nas graças dessa supermáquina.

ATENÇÃO AOS SINAIS DO ORGANISMO

Embora seja eficiente e prático, o computador pode ter impactos negativos sobre a saúde dos usuários. Quem o utiliza no trabalho dificilmente passa menos que oito horas sentado com os olhos grudados na telinha. Daí já dá para perceber que a postura e a visão correm mais riscos de ser afetadas.
O uso inadequado e excessivo do teclado e do mouse, por exemplo, pode resultar em um dos males classificados entre as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), como tendinite e lombalgia.
Cada usuário deve prestar atenção nos sinais que o organismo apresenta, como dores musculares e visão cansada, que são um alerta para mudar a postura”, explica Sandra Oyafuso Kina, coordenadora do Centro de Informação e Comunicação (Cenic) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE).
Dessa forma, a melhor maneira de garantir uma relação saudável entre o usuário e o computador é adequar o ambiente, por meio de soluções propostas pela ergonomia, como cadeira com encosto adequado e mesa na altura correta. “A ciência é uma grande aliada da saúde e do bem-estar no trabalho, requisitos hoje fundamentais para a produção de metas satisfatórias".

Dar importância às pequenas adequações ergonômicas pode transformar a atividade profissional em uma tarefa bem mais prazerosa.

CUIDADOS COM A VISÃO


•Antes de iniciar atividades em emprego que exija o uso de computador, faça exames e acompanhe a saúde oftalmológica anualmente
•Use iluminação adequada, evitando luzes excessivas dentro ou fora do ambiente;
•Diminua as possibilidades de reflexo na tela
•Ajuste brilho, contraste e cor do monitor para torná-lo mais agradável aos olhos
•Procure piscar mais vezes para evitar que os olhos fiquem ressecados e irritados
•Faça descansos periódicos
•Mantenha o monitor a uma distância de 40 a 60 centímetros dos olhos.
Corpo bem tratado
•Utilize cadeiras ergonômicas que permitam a regulagem de encosto, assento, altura e tenha apoio para os braços. O assento deve ser arredondado para a frente, a fim de não causar compressão nas coxas
•Dê preferência a cadeiras giratórias, que facilitam a mobilidade, evitando movimentos desnecessários do pescoço e do tronco
•É importante usar apoio para os pés, permitindo que os joelhos formem um ângulo de 90º com posicionamento adequado e confortável para os pés. Isso relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea nas pernas
•A mesa deve oferecer apoio para braços e punhos durante a utilização do teclado e do mouse, que devem ficar no mesmo nível, formando uma linha reta entre antebraços e mãos
•Caminhe a cada hora de trabalho para descansar os músculos e alongá-los, reduzindo a possibilidade de dores.


QUANDO VIRA VÍCIO

Outra faceta relacionada ao computador é o uso abusivo. Assim como a compulsão por jogos de azar, bebidas alcoólicas, compras ou trabalho, os usuários compulsivos de computador relegam qualquer outra atividade para passar horas em frente à tela disputando jogos virtuais com outros internautas, batendo papos nas salas de conversa, nos programas de comunicação em tempo real ou simplesmente navegando na internet. Em geral, utilizam o mundo virtual como rota de fuga da própria realidade.
“No mundo virtual é possível se envolver em determinadas situações sem se machucar. Quando se convive com outras pessoas, há crítica e cobrança, mas a máquina não dá um feedback nem cobra nada, aí a relação se torna mais cômoda”, explica Ana Merzel Kernkraut, coordenadora do Serviço de Psicologia do HIAE.
O grande problema é que, na maior parte das vezes, os usuários compulsivos não se reconhecem nessa condição. Segundo Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), há usuários que abrem mão de horas de sono e até da higiene pessoal para passar mais tempo em frente ao computador.
Isso não quer dizer que passar 8, 10 ou 12 horas conectado é sinal de compulsão. Quem usa o bom senso e o discernimento não vai permitir que a máquina seja a atração principal da vida. É preciso saber até que ponto essa tecnologia é usada de maneira criativa e saudável ou está se tornando uma ameaça ao bem-estar do usuário.




Fonte:http://www.einstein.br/espaco-saude/proteja-se/Paginas/computador-cuidado-com-o-excesso.aspx

sábado, 7 de agosto de 2010


  • DOZE CONSELHOS
    PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!

    (Dr. Ernesto Artur - Cardiologista)


    Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

    1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

    2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

    3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

    4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

    5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

    6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

    7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

    8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.
(e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.



OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010







FASCITE PLANTAR: COMO SURGE O ESPORÃO DE CALCANHAR?

- A CADA ANO AUMENTA O NÚMERO DE BRASILEIROS QUEIXANDO-SE DE DORES NO CALCANHAR!

A maior parte desses pacientes apresenta um problema chamado fasceíte plantar, ou fascite plantar, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão. Para entender a origem do esporão de calcanhar é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca. Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.

Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem deste problema são sedentárias, com obesidade ou atletas de corrida ou esportes radicais. Devido ao encurtamento da musculatura nessa área, há um aumento da tensão na fascia. Um dos principais sintomas da "Fascite Plantar" é a dor no calcanhar aos primeiros passos dados após acordar ou depois de um período de descanso. A lesão começa com uma dor suave e gradual no osso do calcanhar, pode se mostrar através de pequenas agulhadas ou sensação de coceiras e formigamento. Se não tratada, a dor aumenta e a lesão se torna crônica. O ideal é evitar os exercícios com o pé, pois com a dor causa má postura, trazendo outros problemas para os pés, joelho, quadril e coluna. Tente manter o pé sem esforço até que a inflamação desapareça

COMO TRATAR?
*Quando o calcanhar estiver dolorido, o paciente deve descansar o máximo que puder.
*O médico poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios, para diminuir a dor e a inflamação.

*O paciente deve também fazer compressas de gelo por 8 minutos e descansar 3 minutos, até completar 30 minutos.
*O uso de calçados para atletismo (tênis) pode ser usado, para melhorar o amortecimento do pé.
*O uso de palmilhas também é recomendado, para melhorar o amortecimento do calcanhar.
*O médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia, que tem o objetivo de alongar a fáscia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar.
*Uma tala pode ser moldada para panturrilha, perna e pé (goteira) e deve ser usada enquanto o paciente dorme, com o objetivo de manter os pés alongados durante a noite. Outro tratamento possível é a aplicação de cortisona no calcanhar. A cirurgia raramente é necessária.

QUANTO TEMPO DURARÃO OS EFEITOS?

Com o passar do tempo o paciente perceberá que a intensidade da dor pode variar de um dia para o outro.
Se o tratamento tiver início logo que a dor aparecer, o sintoma poderá cessar após algumas semanas.

QUANDO RETORNAR AO ESPORTE OU Á ATIVIDADE?

O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o medico e o fisioterapeuta for consultado melhor.

O retorno ao esporte acontecerá, seguramente, quando o paciente:
• Possuir total alcance de movimento da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Possuir total força da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Puder correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
• Puder correr a toda velocidade em linha reta, sem sentir dor ou mancar.



COMO PREVENIR A FASCEÍTE PANTAR?

A melhor maneira de evitá-la é usando calçados de boa qualidade e do tamanho apropriado. Isso é particularmente importante durante o exercício ou durante longas caminhadas sobre superfícies duras por longos períodos de tempo.

TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE:
• Evitar que o calcanhar receba repetidos choques.
• Manter um peso saudável.

Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento. Além da fisioterapia, medicamentos para amenizar as dores e conter a inflamação podem ser benéficos. Ao persistir a doença, especialistas recomendam a terapia de ondas de choque extracopórea. Os tratamentos cirúrgicos costumam ser raros, cabendo a casos muito específicos.
PROCURE SEU FISIOTERAPEUTA E TIRE SUAS DÚVIDAS!!!!

domingo, 1 de agosto de 2010



EQUILIBRE SEUS HORMÔNIOS E REDUZA A TPM

REDUZIR A TPM

"Segundo a matéria da revista " Viva saúde" um atigo demostra como se deve reduzir a TPM com apenas uma nutrição adequada, diminuindo a tensão do problema, com um bom cardápio elaborado pela nutróloga Jane Corona".

ENTENDA O PROBLEMA

Durante o período fértil, é a elevação nos níveis de progesterona e estrogênio o que permite que o corpo se prepare para uma possível gestação. porém, se o óvulo não é fecundado, a produção hormonal despenca e a menstruação acontece. É a diminuição significativa dos hormônios, uma semana antes da menstruação, que provoca os sintomas desagradáveis.

INCLUA NA DIETA ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

“O consumo do nutriente ajuda a reduzir em até 54% o inchaço e as variações de humor”, garante a professora de nutrição da Escola Superior de Agricultura luiz de queiroz, Jocelem Salgado. para tirar proveito, é preciso ingerir três copos de leite por dia. Já os carboidratos complexos, como os cereais integrais (uma porção por dia), auxiliam na diminuição da ansiedade e da tensão. repor a vitamina B6 é outra boa estratégia. Ela está presente nas carnes, nas nozes, na banana e na batata. Duas bananas médias já oferecem a quantidade necessária de B6 que precisamos adquirir diariamente.

RISQUE DO SEU CARDÁPIO

A cafeína, encontrada não apenas no café, mas também em chocolates, refrigerantes e até em alguns medicamentos. “Associada à mudança hormonal típica da fase, a cafeína agrava a instabilidade emocional”, explica Jocelem. O álcool é outro vilão, pois pode provocar dores de cabeça e até favorecer quadros de depressão. Da mesma forma, o sal precisa ser drasticamente reduzido. “O ingrediente corrobora com a tendência natural do organismo de reter mais líquidos”, alerta Jocelem. O excesso de açúcar é igualmente prejudicial. “Ao comermos muitos doces, o organismo diminui ainda mais os níveis de progesterona. Assim, agravamos os sintomas da TPM”, avisa a nutróloga Jane corona.






Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/87/artigo177151-2.asp

01/08/2010.

domingo, 25 de julho de 2010

ARTROSE: - APRENDA UM POUCO SOBRE ESSA DOENÇA E SAIBA COMO LIDAR COM ELA.

Artrose - aprenda um pouco sobre essa doença e saiba como lidar com ela - O que é artrose? - Quais são as causas? - Quais são os sintomas? - Como tratar? "
A artrose é a mais comum das doenças reumáticas, acomete tanto homens como mulheres e aumenta sua incidência com a idade. Vários fatores então envolvidos no seu aparecimento e seu principal sintoma é a dor nas articulações. O tratamento da artrose inclui várias medidas que melhoram a qualidade de vida, como exercícios físicos, repouso, controle do peso e medicamentos para controle da dor."
- O que é artrose? A artrose, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres, sendo a mais comum das doenças reumáticas. Mais de 70% das pessoas, acima de 70 anos, tem evidência radiográfica desta doença, mas apenas parte destas desenvolvem sintomas. Na artrose ocorre o desgaste progressivo da cartilagem das "juntas" (articulações) e uma alteração óssea, os chamados "bicos de papagaio". Fatores hereditários e fatores mecânicos podem estar envolvidos no seu aparecimento.
- Quais são as causas? A artrose atualmente é considerada como tendo uma causa multifatorial, envolvendo fatores genéticos, mecânicos e metabólicos. A artrose pode ser divida em primária (sem causa conhecida) ou secundária (com causa conhecida). A primária pode afetar as juntas dos dedos, mãos, bacia, joelhos e coluna, e ocorre mais freqüentemente em idosos. A artrose secundária pode afetar qualquer articulação como seqüela de uma lesão articular de causas variadas, como traumatismos, defeitos das articulações, hipotireoidismo, diabetes, etc, e pode ocorrer em qualquer idade. A participação da hereditariedade é importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos). Além dos fatores genéticos, outros fatores são considerados de risco para a artrose, como a obesidade e certos tipos de atividades repetitivas e com sobrecarga de articulações.
- Quais são os sintomas? No início a artrose pode não apresentar sintomas, sendo vista somente através de radiografias. A dor é o principal sintoma, que no início ocorre apenas com a movimentação da articulação afetada e melhora com o repouso, mas que progride para uma dor profunda até mesmo em repouso. Muitas vezes a dor é acompanhada de uma rigidez ao levantar-se pela manhã ou após longo período sentado. Pode ocorrer também diminuição dos movimentos, ruído na articulação (crepitações), inchaço na articulação, deformidades e falta de firmeza ao realizar movimentos.
- Como tratar? Por se tratar de uma doença crônica, o seu tratamento deve ser iniciado tão precocemente quanto possível e de forma individualizada. O objetivo principal do tratamento é o alívio da dor, proporcionando melhora na qualidade de vida, através da manutenção ou recuperação da capacidade do indivíduo em realizar suas atividades habituais. As formas de tratamento da artrose são: medicamentos e terapias não-medicamentosas, sendo que nestas formas estão incluídas as medidas fisioterápicas, ocupacionais e orientações psicológicas e nutricionais.
- Os tratamentos buscam controlar a dor, manter ou ganhar força muscular e mobilidade articular, prevenir e minimizar os efeitos da doença, no que se refere aos movimentos ou às possíveis deformidades articulares. Tenta-se, dessa forma, diminuir a evolução das lesões nas articulações. O tratamento medicamentoso para a dor pode ser feito com o uso de analgésicos simples, como o acetaminofeno e nos casos sem resposta satisfatória pode-se usar antiinflamatório. Deve-se evitar o uso de antiinflamatórios em idosos com doença renal e com risco aumentado de sangramento digestivo. Injeções de substâncias dentro das articulações (esteróides) também podem controlar os sintomas articulares, mas apenas por breve período de tempo. Outros medicamentos então sendo estudados para melhorar o curso dessa doença.
25/07/2010..
Fonte: UOL SAÚDE.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O SISTEMA CARDIOVASCULAR


Função: a função primária do sistema cardiovascular é o transporte. A corrente sanguínea transporta numerosas substâncias essenciais à vida e à saúde, incluindo o oxigênio e nutrientes. O sangue também remove dióxido de carbono e outros produtos resultantes do metabolismo de cada célula, e os envia ao pulmão, ao rim ou ao fígado, onde serão eliminados.
Substâncias transportadas pelo sistema cardiovascular: o sangue transporta os substratos metabólitos necessário para cada célula do organismo, incluindo oxigênio, glicose, aminoácidos, ácidos graxos e vários lipídeos. Também transportam de cada célula vários metabólitos a serem eliminados, incluindo dióxido de carbono, ácido lático, resíduos nitrogenados do metabolismo de proteínas e calor. O sistema cardiovascular também transporta mensageiros químicos, os hormônios, que são sintetizados e liberados pelas células de um órgão e são carreados por intermédio da corrente sanguínea a outras células num outro órgão, onde alteram a função desse órgão. Finalmente, o sangue transporta água e eletrólitos, incluindo sódio, potássio, cálcio, hidrogênio, bicarbonato e íons cloreto

O VIDEO ABAIXO MOSTRA A REALIDADE, COMO NÃO CUIDAMOS DO NOSSO ORGANISMO. E VOCÊ, VAI CUIDAR?????????

22/07/2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010




"Tratem seu corpo como se fosse o único carro que terão. Mimem esse carro. Guardem-no na garagem todas as noites, consertem todos os amassados e troquem o óleo todas as semanas." (Warren Buffett - Bilionário americano)

20/07/2010.

domingo, 18 de julho de 2010




AVC - Diagnóstico Rápido é Fundamental !

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a terceira causa de morte no mundo e a segunda no Brasil, perdendo apenas para o infarto agudo do miocárdio.
Atenção aos sinais
Quanto mais rápido for o diagnóstico de AVC, maiores são as chances de amenizar as sequelas, uma vez que não é possível interromper o derrame.
Os principais sintomas são:
- Fraqueza de um lado do corpo
- Dificuldade súbita em falar, andar ou na visão
- Dor de cabeça intensa
Além desses sintomas, outros podem ocorrer devido à área do cérebro que foi atingida. Alguns são até imperceptíveis ou passageiros como pequenas alterações na fala ou leve dormência de um braço. Mas, independentemente da intensidade e do tempo que estiveram presentes, só a avaliação médica pode descartar a suspeita de AVC.

Vamos ficar atentos.....!!!!

sábado, 17 de julho de 2010


VAMOS RESPIRAR !!!



"
A respiração é feita em dois compartimentos do corpo: a caixa torácica e a cavidade abdominal. Ao utilizar apenas a parte peitoral, há menos ventilação do pulmão, com gasto energético maior", diz Lara Maris Nápolis, coordenadora do departamento de fisioterapia respiratória da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia). Algumas pessoas com problemas respiratórios usam essa respiração mais superficial como um mecanismo de compensação à rigidez das musculaturas peitoral e costal e ao diafragma encurtado, que diminuem a mobilidade das costelas e a capacidade de ventilação do pulmão. Mas mesmo as pessoas saudáveis, nos dias de hoje, adotam um padrão respiratório deficiente.Entre as causas disso,o fato de as pessoas ficarem por muito tempo sentadas em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma. Para José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a respiração correta é como aquela feita por um bebê dormindo, quando percebemos claramente a barriga e o peito subindo e descendo de forma ritmada. Portanto, nascemos sabendo respirar.
A respiração correta permite uma maior troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) entre os alvéolos pulmonares e as veias e artérias. Com mais oxigênio, as células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas.
Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse .






sexta-feira, 16 de julho de 2010









DEVO APLICAR FRIO OU CALOR ?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após um trauma. Aplicar Frio ou Calor? Para isso é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.
O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.
O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o edema (inchaço) ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.
Dessa forma, para ficar mais fácil lembrar o que deve ser feito, utiliza-se a sigla em inglês PRICE – Protection (Proteção), Rest (Repouso), Ice (Gelo), Compression (Compressão - deve ser suave) e Elevation (Elevação).
O gelo pode ser aplicado em forma de bolsas de gelo e água, ou de forma mais prática, bolsas de gel anti-congelante que se adaptam melhor na região afetada.Nas primeiras 72 horas após o trauma, deve-se aplicar gelo por 20 minutos a cada 2 horas, no período em que a pessoa está acordada. "Após os primeiros três dias, que é quando o processo inflamatório começa a regredir, as aplicações de gelo podem diminuir para três vezes ao dia, enquanto o edema persistir", afirma a fisioterapeuta.
É importante lembrar que deve ser feita uma consulta médica o mais rápido possível para obter um diagnóstico da lesão e receber, se necessária, a prescrição de medicamentos e imobilização.
O frio também funciona como analgésico, diminuindo a dor. Por esse motivo deve-se tomar cuidado depois da aplicação de gelo para não aumentar a lesão.







Cãibras! Por que elas acontecem?

Por que as cãibras acontecem? São diversos os motivos, porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Veja o porque...

E são diversos os motivos que podem provocar as cãibras. Porém, na maior parte das vezes, elas acontecem durante a prática de exercícios físicos. Você sabe por quê?

Durante a prática de atividades físicas, o corpo perde água e outras substâncias através da transpiração. E uma das causas das cãibras é justamente a falta de água e certos sais minerais (especialmente o sódio e o potássio) no organismo.
Uma outra situação que é capaz de provocar cãibras é quando é feito um esforço físico maior do que a musculatura pode suportar. Neste caso, há um acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo - situação que provoca as contrações.
Já se as cãibras atacarem quando você estiver deitado ou dormindo, provavelmente é porque passou dos seus limites no dia anterior e malhou além da conta, ultrapassando seus limites.
Há ainda a possibilidade de as cãibras serem resultado de problemas de circulação, de falta de aquecimento adequado antes de se exercitar ou ser efeito colateral de certos medicamentos.
Há algumas precauções que podem ser adotadas como forma de evitar as cãibras. A primeira delas é manter-se hidratado durante a prática de exercícios. Ou seja: beber bastante água para repor o que está sendo perdido através do suor.

Uma boa dica é manter uma dieta equilibrada e comer alimentos ricos em potássio, para que seu organismo tenha reservas desta substância. São boas fontes de potássio alimentos como banana, abacate, melão, laranja, tomate, batata, espinafre, agrião e beterraba.
Além disso, lembre-se de uma regra fundamental: jamais ultrapasse seus limites. Não faça esforços maiores do que seu corpo suporta, pois isso só poderá prejudicar seu organismo. Também não esqueça de fazer exercícios de alongamento antes e depois de malhar e de descansar seus músculos após o treino.

Quando estiver sentindo as cãibras, sua primeira atitude deve ser respirar fundo, ter calma e relaxar. Em seguida, tente alongar o músculo que estiver contraído.
Se a cãibra for na panturrilha, force o pé para cima, alongando o tornozelo e relaxando a musculatura da parte posterior da perna. Já se ela estiver ocorrendo no braço, dobre seu antebraço até formar um ângulo reto com o braço. Finalmente, no caso de a cãibra atacar o abdômen, flexione as pernas.
Massagear a região que está sendo contraída alivia as dores - mas é importante massagear suavemente, sem esfregar o músculo. Este procedimento também estimula a circulação sanguínea.

Atenção: Se as cãibras persistirem e se tornarem freqüentes, não deixe de procurar um médico. Malhar faz bem para a saúde, mas quando a malhação é feita de maneira errada os prejuízos podem ser inúmeros também. Tome cuidado.


Fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=fitnews_mat&type=1&url_id=1578