FASCITE PLANTAR: COMO SURGE O ESPORÃO DE CALCANHAR?
- A CADA ANO AUMENTA O NÚMERO DE BRASILEIROS QUEIXANDO-SE DE DORES NO CALCANHAR!
A maior parte desses pacientes apresenta um problema chamado fasceíte plantar, ou fascite plantar, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão. Para entender a origem do esporão de calcanhar é importante lembrar que a planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia), que potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como um braço de alavanca. Na prática, essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, que é acionado quando o calcanhar se distancia do solo.
Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem deste problema são sedentárias, com obesidade ou atletas de corrida ou esportes radicais. Devido ao encurtamento da musculatura nessa área, há um aumento da tensão na fascia. Um dos principais sintomas da "Fascite Plantar" é a dor no calcanhar aos primeiros passos dados após acordar ou depois de um período de descanso. A lesão começa com uma dor suave e gradual no osso do calcanhar, pode se mostrar através de pequenas agulhadas ou sensação de coceiras e formigamento. Se não tratada, a dor aumenta e a lesão se torna crônica. O ideal é evitar os exercícios com o pé, pois com a dor causa má postura, trazendo outros problemas para os pés, joelho, quadril e coluna. Tente manter o pé sem esforço até que a inflamação desapareça
COMO TRATAR?
*Quando o calcanhar estiver dolorido, o paciente deve descansar o máximo que puder.
*O médico poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios, para diminuir a dor e a inflamação.
*O médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia, que tem o objetivo de alongar a fáscia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar.
*Uma tala pode ser moldada para panturrilha, perna e pé (goteira) e deve ser usada enquanto o paciente dorme, com o objetivo de manter os pés alongados durante a noite. Outro tratamento possível é a aplicação de cortisona no calcanhar. A cirurgia raramente é necessária.
QUANTO TEMPO DURARÃO OS EFEITOS?
Com o passar do tempo o paciente perceberá que a intensidade da dor pode variar de um dia para o outro.
Se o tratamento tiver início logo que a dor aparecer, o sintoma poderá cessar após algumas semanas.
QUANDO RETORNAR AO ESPORTE OU Á ATIVIDADE?
O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o medico e o fisioterapeuta for consultado melhor.
O retorno ao esporte acontecerá, seguramente, quando o paciente:
• Possuir total alcance de movimento da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Possuir total força da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Puder correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
• Puder correr a toda velocidade em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
COMO PREVENIR A FASCEÍTE PANTAR?
A melhor maneira de evitá-la é usando calçados de boa qualidade e do tamanho apropriado. Isso é particularmente importante durante o exercício ou durante longas caminhadas sobre superfícies duras por longos períodos de tempo.
TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE:
• Evitar que o calcanhar receba repetidos choques.
• Manter um peso saudável.
Estudos revelam que 80% dos portadores de esporão de calcanhar melhoram após seis a oito semanas de tratamento. Além da fisioterapia, medicamentos para amenizar as dores e conter a inflamação podem ser benéficos. Ao persistir a doença, especialistas recomendam a terapia de ondas de choque extracopórea. Os tratamentos cirúrgicos costumam ser raros, cabendo a casos muito específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário