Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010











SETE BONS MOTIVOS PARA VOCÊ SE ESPREGUIÇAR TODOS OS DIAS !!!!



Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado.



O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.



1. Acorda o cérebro: "ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.


2. Dá mais prazer: Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo

3. Afasta dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

4. Lubrifica as articulações: nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.

5. Deixa o corpo de jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.


6. Reduz riscos de lesões: se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite"


7. Alivia a fibromialgia: Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.



FONTE: http://www.minhavida.com.br

sexta-feira, 10 de setembro de 2010




PESQUISA DA USP INDICA QUE SALTO PLATAFORMA É PIOR QUE O AGULHA.


Segundo estudo, plataforma prejudica mais a circulação das pernas.
Cirurgião vascular avaliou mulheres com idade entre 20 e 35 anos.
O salto plataforma pode ser o preferido das mulheres por causa do conforto, mas ele é mais prejudicial à circulação das pernas que o salto agulha. A afirmação é feita pelo cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho, pesquisador da USP que analisou a influência da altura e do tipo de salto na circulação das pernas femininas.
A pesquisa teve duas fases. Em uma delas, o médico avaliou 30 voluntárias saudáveis, com idade entre 20 e 35 anos. Cada uma repetiu o mesmo exame quatro vezes: usando um salto plataforma de 7 cm, um agulha de 7 cm, um de 3,5 cm e descalça. O resultado, conta Tedeschi, mostrou que todos os saltos maiores de 3,5 cm são prejudiciais à circulação, podendo causar varizes, vasinhos, flebites (inflamação da parede de uma veia) e inchaço.
Até aí, o resultado não causa espanto. O que tornou o plataforma vilão das pernas bonitas foi o resultado do exame que media o volume residual venoso. Enquanto o percentual considerado normal desta taxa é 35%, após o uso da plataforma as mulheres tiveram taxa média de 59%. No caso do salto agulha, o percentual foi de 56%. Já o salto mais baixo, de 3,5 cm, apresentou volume residual venoso de 49%.

“O estudo mostrou que o salto alto compromete a contração da panturrilha, que funciona como uma ‘bomba’ na perna. A quantidade de sangue represado na perna aumenta para saltos maiores de 3,5 cm”, diz Tedeschi. Esse "represamento" é o volume residual venoso, responsável pelo surgimento das varizes.

Para entender de que forma o salto compromete a circulação e influencia o percentual do volume residual, é preciso entender a diferença entre o sangue arterial e o venoso.
* O arterial, explica Tedeschi, sai do coração “limpo” e vai “abastecer” de oxigênio as extremidades do corpo, no caso, as pernas.
* O sangue venoso é o inverso: ele sai das extremidades do corpo, é pobre em oxigênio – que já foi distribuído – e segue em direção ao coração. Se no meio do caminho ele encontra as veias contraídas pela panturrilha, observa o médico, vai ocorrer o acúmulo de sangue, sobrecarregando as veias.
Daí para frente, surgem as consequências que as mulheres conhecem bem: vasinhos, inchaço, varizes, dor e sensação de peso nas pernas.
Segundo Tedeschi, o salto plataforma é mais prejudicial à circulação justamente por apoiar melhor o pé, o que é responsável pelo conforto. Esse “abraço” nos pés femininos compromete a circulação do sangue venoso, que já enfrenta a força da gravidade no percurso em direção ao coração.
Pesquisa inédita

Segundo o cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho, estudiosos do Brasil já realizaram várias pesquisas sobre o uso de salto alto. O diferencial desta, diz o médico, é o uso da pletismografia a ar completo, tendo como base protocolos internacionais de pesquisa, válidos no mundo inteiro.
“O resultado dá embasamento para orientação de pacientes em consultório, pois muitas se queixam de dor e perguntam sobre o uso de salto alto.”

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VAMOS ALONGAR!!!!





SEMPRE REALIZANDO UMA RESPIRAÇÃO CALMA!!! PUXANDO O AR PELO NARIZ E SOLTANDO PELA BOCA.








NO TRABALHO!!!






TOMANDO MUITO CUIDADO COM AS POSTURAS DO ALONGAMENTO!



Dra. Mírian (Fisioterapeuta especialista em Fisiologia do Exercício e Cardiorrespiratória)




CUIDADOS COM A SUA COLUNA !








Muitas pessoas reclamam de dores nas costas ou possuem problemas de coluna, muitas vezes causados por erros de postura ou atividade física. Cuidado! Ela pode estar pedindo socorro! Veja como prevenir ou aliviar alguns problemas ou dores na coluna.

Erros de postura, ou problemas na coluna podem causar varias dores no dia-a-dia, causando muitas vezes problemas sérios na coluna. 80% da população mundial sofre ou sofrerá de problemas na coluna, talvez uma porcentagem de mesma importância, englobe o estresse. Ligados a causas muito próximas esses dois problemas afetam pessoas de varias classes sociais, idades e sexos.

Alguns tipos de problemas de coluna somente são resolvidos com atividades preventivas, ou procurando um médico especialista ou um FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADO . Os vícios de postura também trazem conseqüências irreversíveis e trazem varias conseqüências com ele, não somente para a aparência física mais também para a respiração, o andar, a fala o humor e até mesmo o raciocínio.

Além de vícios de postura, o salto alto também trazem problemas para a coluna, o joelho e até mesmo o encurtamento da panturrilha. Além deste aumentar a lordose e com isso as dores nas costas e pés, o salto grosso dá mais sustentação aos pés ao contrario do salto agulha que provoca desequilíbrio e deve ser evitado. O mais correto é fazer rodízio entre os saltos para os pés não se acostumarem.

Algumas dicas que ajudaram a manter uma boa postura:

. Espreguice seu corpo sempre que puder .

. Pratique uma atividade física com orientação, e sempre que o fizer aqueça e alongue bem o corpo antes da atividade. Alongue também ao final dela.

. Em atividades domésticas ou profissionais, evite manter a mesma posição por mais de uma hora, a musculatura se cansa e passa a estabelecer compensações posturais, além de provocar diminuição de raciocínio e concentração.

A cada hora trabalhada, espreguice o corpo, ou levante-se, ou movimente-se de uma forma diferente da que estava fazendo. Os segundos que você "perde", são ganhos em eficiência e saúde.

. Verifique se o monitor de seu computador está numa altura em que o 1/3 superior da tela esteja na altura de seus olhos, estando você com a postura ereta ao sentar .

. Evite assistir TV deitado na cama ou no sofá.

. Evite ao falar no telefone, segurá-lo com o ombro, principalmente se durante o seu dia isso se repetir muitas vezes ou por muito tempo.

Atividades domésticas simples podem trazer uma sobrecarga para a base da sua coluna - região lombar:

. ao arrumar a cama, procure ajoelhar-se para acertar o lençol de baixo.

. se for lavar louça, fique o mais próximo da pia para não ter que inclinar tanto o corpo para frente, já que normalmente as pias são muito baixas.

. ao lavar o rosto de manhã ou ao debruçar-se sobre a pia do banheiro, faça-o sempre semi-flexionando os joelhos.

Atividades físicas não devem provocar dores insistentes, se isso ocorrer informe ao seu FISITERAPEUTA, consulte um ortopedista.












terça-feira, 7 de setembro de 2010



SUOR E QUEIMA DE GORDURA



Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura.
Infelizmente, isso não é verdade.

Suar não emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.
No verão, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças a pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.

O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras.
Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.
O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.

Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e não estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).

Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar).
Já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) são atividades ideais para isso.

No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, pode ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias).

A propósito, suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo
.


FONTE/AUTOR: Redaçao do Saúde Informaçoes
www.saudeinformacoes.com.br