Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010





TORCI O TORNOZELO O QUE FAÇO?

O tratamento para entorse (lesão que acomete os ligamentos) ou distensão (lesão nas fibras musculares ou tendíneas) de tornozelo depende da severidade, e quando não é possível apoiar o pé no chão, é necessário uma avaliação médica, exame de RX e até mesmo uma ressonância magnética para diagnosticar precisamente a lesão e programar o tratamento adequado.

Imediatamente após a lesão é recomendado:


• Imobilizar a região para impedir o agravamento da lesão.
• Evitar atividades que causem dor, edema e desconforto.
• Mesmo que você esteja procurando ou aguardando cuidados médicos, coloque compressa de gelo por 15 a 20 minutos a cada 2 ou 3 horas. Para ajudar a reduzir o edema, comprima o local com uma faixa elástica sem apertar muito forte para não dificultar a circulação e elevar a área afetada acima do nível do coração, especialmente durante a noite.
• Após o inchaço desaparecer e seu tornozelo ter ficado em repouso (entorses leves e moderados levam de 2 a 4 semanas e os graves até 6 semanas para cicatrizar), a reabilitação deve ser iniciada, visando recuperar a amplitude normal de movimentos, a força muscular para estabilizar a articulação e recuperar o equilíbrio com exercícios de propriocepção, ajudando a evitar novas lesões.
• Na Fisioterapia , o treino otimiza a recuperação da força e da estabilidade da articulação de maneira segura e bem orientada, promovendo a melhora da propriocepção, garantindo assim um retorno mais seguro às atividades físicas.
• Para prevenir entorses, aqueça os músculos antes da prática esportiva, use calçados adequados, evite saltos altos e instáveis, tenha cuidado ao caminhar em superfícies irregulares. Mantenha boa flexibilidade alongando as panturrilhas e treine equilibrar-se por 1 minuto em 1 pé só todos os dias, desequilibrando e reequilibrando de propósito seu corpo. Evite atividades para as quais não esteja condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário